Sobre os sonhos

Eu sonho incessantemente. Poderia inclusive fazer uma triagem dos meus sonhos, devido o número excessivo deles em uma noite e o fato deu lembrar.

O velho Freud jogou uma história dessas assim “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. 

E o fato de recordar e "traduzir" seu sonho é que traz à tona esse inconsciente. Todos sonhamos, inclusive aqueles que dizem que não sonham. Na realidade o que ocorre é que eles não lembram, não há a recordação do sonho, o burilar do conteúdo expresso aí acordar. Ou seja, há uma barreira de acesso ao inconsciente do sujeito até na suposta hora onde ele "relaxa" do stress e correria do dia a dia.

Como eu havia mencionado de início, eu sonho, recordo e elaboro até demais meus sonhos, mas tem algo de muito interessante nessa produção ultimamente, é me dar conta inclusive de afastamentos reais de certas coisas que andam empatando aspectos da minha vida. O sonho é conteúdo manifesto e latente, quando é possível a "releitura" a partir dos conteúdos latentes muitas portas são possíveis de serem acessadas. Talvez isso gere mais e mais sonhos, mas então que haja produção, pelo menos caminharemos adelante! 

Comentários

Postagens mais visitadas