A lição, de Ionesco












Na quinta-feira agora, dia 24 de janeiro de 2013, fui ao teatro - sempre tão bom se possibilitar a fazer esses programas - para assistir a peça em cartaz, do grande Ricardo Guilherme. Artista conhecido aqui da nossa terra e que eu tenho o prazer de saber de seu trabalho desde meados de um 2007 longínquo.. Ricardo Guilherme tem a peculiaridade de fazer um teatro que envolve o público, emociona, ri, interage por completo e tem horas até que a fala e a atuação se encontra tão próxima, que você se põe a pensar "poxa será que ele quer mesmo que nos levantemos, gritemo, saiamos comemorando com ele?" E isso é muito interessante, isso torna o trabalho dele muito peculiar e diferente.

Nessa nova peça essas circunstâncias se repetem; o drama, o riso, a comédia, a dúvida "posso entrar no palco junto e fazer o show, é isto?", enfim, temos de novo Ricardo Guilherme causando com seu texto e sua performance.

A história se passa contando os encontros de um professor e sua aluna que deseja fazer o Doutorado Total. De início a relação entre os dois é calma e profissional, depois no desenrolar de algumas cenas e percalços da formação as condutas mudam e o que toma conta na performance são cenas que lembram o chamado teatro do absurdo, com as cenas nonsense, o jogo de palavras, uma quase "tragicomicidade" de toda a situação. Sem contar o texto cheio de incursões sobre o mundo da Ciência, lógica, método e raciocínio perante fatos e circunstâncias de todo o dia ..
Ainda em cartaz A LIÇÃO, de Ionesco vai ter uma última apresentação no Sesc Iracema (próxima quinta dia 31 de janeiro), dica para ninguém perder, é uma ótima oportunidade de ver o trabalho desse mestre de perto, para os já acostumados ou não.

A LIÇÃO, de Ionesco
com Ricardo Guilherme e Maria Vitória
às quintas-feiras de Janeiro/2013 - dias 10,17,24 e 31 - 20 horas
Teatro SESC IRACEMA - Rua Boris, 90 - Praia de Iracema
R$ 12 (inteira) - R$ 6 (meia)

Comentários

Postagens mais visitadas