Lacan, a despeito de tudo e de todos


     






         Roudinesco é sem dúvidas a maior pesquisadora da história da psicanálise. Dentro de seus vários livros fazendo um recorte do surgimento e perpetuação desse movimento desde Freud há este livro Lacan, a despeito de tudo e de todos, onde ela vem falar mais uma vez do psicanalista mais controverso seguidor do pensamento freudiano e inovador para a teoria psicanalítica em seu desdobramento.
         O interessante dessa publicação é o caráter imparcial e certamente historiográfico acerca de Jacques Lacan, Roudinesco mesmo sendo uma psicanalista por formação, ao escrever, não perde a veia de historiadora e mostra os acontecimentos da vida deste francês tal qual os anos de pesquisa a levaram a construir.
         Ela também acaba lembrando casos e relatos de outros acerca de Jacques Lacan, o que instiga a procura pelas outras publicações sobre a obra e vida deste autor. Seu livro mais completo é
Jacques Lacan - Esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento. Nele há um relato minucioso de toda a vida e trajetória do mestre francês, inclusive o pouco existente acerca de sua infância (tema que ela volta a abordar neste livro resenhado).
         Lacan marca o movimento psicanalítico independente do apoio ou não de todas as escolas pós-freudianas. É inegável seu poder e redirecionamento da clínica analítica, em especial da possibilidade de expansão da mesma e releitura do que já havia sido proposto por Freud. Seu projeto de retorno ao mestre funcionou de forma tamanha que os estudos acerca da psicanálise mudarem e se redirecionaram depois de suas falas e intervenções tanto na Europa quanto na América(em especial América do Norte, Estados Unidos e sua forma de ler e aplicar a psicanálise freudiana).
          Lacan, a despeito de tudo e de todos traz um olhar sagaz e novo (além de muito mais realista e fiel- mesmo na impossibilidade de se fazer o corpo a corpo) ao mestre psicanalista do século XX. Vale a leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas