Da infinitude de ser mãe






Mãe é talvez o único ser do mundo
do qual ninguém pensa ser finito.
Há sempre a impressão maior
de que mãe é pra sempre.
E é.

Apesar d´oje eu vê-la mais próxima a mim
um ser humano mortal.
É na infinidade de certas coisas que só você passou pra mim
que permanecerás
intacta, sorridente e linda, como mãe, minha querida mãe.

É pelo lugar que habitas em minha vida - e na de muitos outros
Que sei que não és só uma mãe pelo ato de ter um filho.
Na realidade, quem pensa que ser mãe é apenas isso,
dar à luz...
Muito enganado está!
Ser mãe é estar disposta a abdicar pedacinhos de si para um outro
um outro que pode vir de você, das circunstâncias, da vida, do trabalho, do nada.
É antes de tudo adotar pra si uma vida para esse outro
Sem devoluções ou cobranças.

O que há no ato de ser mãe
é a entrega de uma vida, de noites mal dormidas, de um pedaço de carne no almoço, daquele pão..
É inclusive de dizer não, mesmo que por dentro o choro desesperado daquelezinho dóa.
Inclusive não ser mãe,
pode ser um grande ato de ser.
Sou feliz de ter saído de uma mãe para outra.
Entre uma que sabia o peso que isso geraria para ela
e outra que sonhava em levemente cuidar de mais um.
Ser mãe não é para ser sofrível,
Ser mãe é para ser amor.
Ser mãe é para ser infinito.

Hoje, vendo a finitude de minha mãe
me encho de esperança por saber que em sua infinidade de amor, não apenas por mim,
conheci uma pessoa que um dia
não se tornará fim.


Comentários

Postagens mais visitadas