O inventário das coisas ausentes - Carola Saavedra (trecho)




Porque eu adoro a escrita dessa moça. Seus livros falam comigo de modo muito particular, é quase como se ela contasse trechos da minha vida que eu vivi e não escrevi.

Em seu novo livro " O inventário das coisas ausentes" a história entrecortada e entrelaçada até sua última página nos transporta para sentimentos reais (até demais, muitas das vezes), que tocam num lado fundo dessa coisa estranha que é ser Humano.

Antes de acabar a leitura, muitos e variados trechos ficaram em mim por demarcarem momentos atuais, que só a literatura (a boa literatura) consegue fazer. Deixarei com vocês um desses trechos.


" Aos quarenta e seis anos tudo o que eu tenho é um apartamento alugado, dois quartos, na realidade um quarto e outro reversível. Tenho também Nina, mas não a tenho, tenho também um trabalho, mas não o tenho. É necessário coragem para possuir as coisas, o homem velho diz, porque coragem não é só sair por ai vociferando meia dúzia de ideias, coragem é ser capaz das coisas mais prosaicas, como ter coisas que te prendam a um lugar, que te amarrem, coisas que pesem sobre teus ombros [...] Porque o peso não te deixa ir embora, ao contrário de você que construiu uma vida pensando em sair correndo na primeira oportunidade, porque é assim que você vive, como se fosse sair correndo. Por isso você não tem nada, por pura covardia, porque você vive na ilusão de que é possível fugir [...]"
pg 102. 



O livro saiu pela editora Companhia das Letras e está custando em torno de R$ 34,50 (na Livraria Saraiva online já está em promoção R$ 29,30)
Depois venho com uma resenha falando mais sobre ele.

Comentários

Postagens mais visitadas