Um pai (Puzzle) - Monólogo de Ana Beatriz Nogueira


Baseado no livro homônimo de Sibylle Lacan, Ana Beatriz Nogueira nos apresenta um monólogo sensível e rasgante. Com direção de Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia, a peça teve apresentação única em Fortaleza, na terça-feira, 31 de março de 2015, no Sesc Emiliano Queiroz.

Um espetáculo feito, a partir, das memórias recortadas do livro Un père (Puzzle), o intuito é mostrar a confusão que foi, entre amor, não pertença, dúvida e ódio, tudo que possivelmente se encontra em uma trama familiar, a relação de Sybille e seu pai, o famoso psicanalista, Jacques Lacan. 

Ana Beatriz Nogueira, que dá corpo e voz à Sibylle, faz uma apresentação linda e sensível. O som, a luz e a água, peças únicas da direção de arte, compõe o necessário, para que aquela uma hora e meia de espetáculo, se torne grandiosa. Voltado não apenas para os analistas, ou aspirantes de plantão, mas sim para o público em geral, a peça fala da relação entre pai e filha. De família, de desejo, daquilo que nos compõe e sustenta e que nem sempre fica, ou escapa como deveria. 





O que emociona, para além de saber ou não quem foi Lacan enquanto psicanalista, é ver que por trás dos panos, no dia a dia, na vida de 'homem comum', há algo muito maior no encontro com o outro. A vida familiar marca, enlouquece, guia, entristece, conforta qualquer ser humano.

A peça, que muitas vezes oscila entre o riso e o choro, talvez recorte, por isso mesmo, a fragilidade que é lidar com passado e presente, vislumbrando ou não a (im)possibilidade de futuro. 

Por vezes, o texto parecia pronto para ser analisado, clichês analíticos, talvez postos ali pela própria Sibylle, por fazer parte de si, ou por demonstrarem a incredulidade que ela possuia dos mesmos, o que por vezes escapou nas falas. Porém, era no outro instante, logo após "o esperado", que no deslizar da palavra, dos acontecimentos, a peça nos tomava de surpresa, com o peso e lágrima de um real inesperado.

Direção e interpretação perfeitas. Vale muito a pena conferir e digo o quanto me foi grata a surpresa de saber que estaria por aqui, pois andava ansiosa para assistir e não havia previsão nenhuma de turnê por Fortaleza. Agradeço a minha amiga Thalita pela lembrança no dia anterior e a todos que me marcaram na manhã de terça quando foi divulgado.

Um pai (Puzzle), tem página no Facebook, para saber mais sobre a agenda do espetáculo Clique aqui





Comentários

Postagens mais visitadas