A queda - Albert Camus








A queda em si mesmo


O livro de Camus é mais uma das suas obras primas e que merece toda a nossa atenção.
Albert Camus como ferrenho existencialista que foi, traz nas suas obras um modo muito peculiar de mexer com aquilo que normalmente não queremos mexer.. Ele causa um desconforto necessário que nos tira de um embasbacamento perante a vida. O interessante de suas obras é que apesar de momentos bem profundos e resgates psicológicos densos, os personagens são comuns ao dia-a-dia não apenas no europeu francês, mas de todos nós. 

A queda é a história de um homem, um advogado francês que conta sua história de vida a um 'transeunte' em um bar de marinheiros, em Amsterdã. Sua história de vida perpassa muitos caminhos até o momento em que conta o dia que presenciou um suicídio e, como isso o afeta de uma maneira que ele nem tinha ideia, a não ser ao longo de sua narrativa quando começa a, de fato, pensar sobre o ocorrido.
O texto de Camus é instigante não apenas como um todo, mas porque nos obriga a paradas extremas e bruscas em trechos como:

" Portanto, confesso que não conseguia viver, a não ser com a condição de, sobre a terra inteira, todos os seres, ou o maior número possível deles, se voltarem para mim, eternamente disponíveis, privados de vida independente, prontos a atender o meu chamado, a qualquer momento, fadados, enfim, à esterilidade, até o dia em que me dignasse a favorecê-los com minha luz. Em resumo, para viver feliz, era preciso que os seres que eu elegesse não vivessem. Só deviam receber a vida, vez ou outra, a meu bel-prazer." Trecho de A queda -Albert Camus Pg 52

"Vou contar-lhe um grande segredo, meu caro. Não espere pelo Juízo Final. Ele se realiza todos os dias." A queda- Albert Camus Pg 84



A queda de Albert Camus é um livro curto, porém instigante. Talvez não possa ser digerido tão rapidamente, mas sua leitura sem dúvidas será interessante e apropriada para aqueles de espírito curioso sobre si e sua condição enquanto humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas