Dia dos pais





A dica de hoje pode parecer estranha para alguns, mas acho que faz um bocado de sentido quando falamos do lugar desse que faz toda diferença na nossa vida enquanto filhos... O lugar do pai, já dizia Freud, é essencial, é formador e base para o sujeito, ele é o interdito, é o que encaminha esse indivíduo para sociedade. A função exercida por ele é de fundamental importância na construção desse ser. É comum ouvirmos falar dos traumas e do papel dogmático que o pai teria na relação com os filhos e por isso hoje em dia queremos tudo bonitinho e que os pais nunca digam não ou que nunca neguem a seus filhos nada... Sempre digo: neguem e barrem e digam não, porque só assim esse indivíduo se torna sujeito de si e acima de tudo, sujeito social... Por mais difícil que seja, o não é mais que necessário. Hoje em dia é que entendo o lugar especial que meu pai tem para mim, para minha história e que, apesar de tudo e das nossas dificuldades, só tenho a agradecer, mesmo a distância que há entre nós. Não vou aqui esticar e entrar num movimento muito pessoal (até porque depois terá esse momento, tenho textos sobre isso..)
Talvez uma história emblemática no dia de hoje seja essa, Carta ao Pai de Franz Kafka. A carta nunca lida de um filho para seu pai, seus sentimentos e medo, sua tristeza de nunca ter sido aquele ‘filho esperado’ e ao mesmo tempo é possível ver como é significativa a imagem desse homem para ele, fundante para que Kafka viesse a ser o indivíduo que ele foi...
 Não venho falar de histórias de amor e nem finais felizes, a vida não é isso, mas venho falar de quem teve luta e viveu com o que lhe foi dado e negado, e assim somos todos nós.
Vale a leitura, fica a dica e um forte abraço para todos os pais nesse dia que são todos os dias...

Comentários

Postagens mais visitadas