Valente por Vitor Cafaggi

Dando continuidade a série das resenhas pra esse 2014 (a promessa de fim/começo de ano é resenhar todos os livros que eu ler!!), trago hoje mais 2 Hqs maravilhosas que li (rapidinho, por sinal, porque eram boas demais) nesse mês.

São as duas primeiras edições de Valente, a história escrita e desenhada por Vitor Cafaggi, um dos nomes promissores de HQ do País. Pra quem não conhece o Cafaggi (acho dificil, se você curte quadrinho, não tem como não já ter escutado sobre ele), ele é um cara novinho lá de BH, que desenha desde sempre (segundo ele mesmo diz nas entrevistas), mas que estourou com as tirinhas do Peter Paker na juventude (clica aqui pra ver) e que a partir dai nasceu o convite pro jornal O Globo dele postar uma tirinha nova toda semana. Nasceu então, o Valente. Que agora virou edição impressa e eu trouxe aqui pra mostrar pra vocês e ainda deixar a vontade de ler, porque na boa é muuuuuuuuito bom.

Valente, é a história de todo adolescente (ok, talvez nem todo, mas uma grande parte desse público) com relação aos primeiros amores da vida. A diferença é que aqui o Valente é um cãozinho, bem tímido, introvertido e nerd!!

Esse é o primeiro volume

Segundo volume

Terceiro volume (do qual não falarei aqui, porque foi o que ainda não li)



Essas são as capas (fofíssimas, por sinal) das edições com a saga de vida do Valente! O interessante é que eu havia até entrado em contato com o próprio Vitor pra comprar com ele os livros, já que não achava aqui em Fortaleza de jeito algum, mas voltei de viagem a pouco e consegui, numa visita de sorte a uma banquinha lá perto de onde eu estava, achar as duas primeiras edições e nem pensei duas vezes já trouxe logo.

Se você encontrar dificuldade pra achar e se interessar em ler, fica essa dica de mandar o email pro próprio Cafaggi e perguntar como faz pra ele mandar pra você - depósito em conta, endereço certinho e tudo o mais. O email do Vitor é vitorcafaggi@gmail.com


E o que falar do Valente, bem, a história é comovente, o cãozinho vai passando por um grande amor, depois pelo outro, depois pela indecisão (a Dama ou a Princesa?), mas antes teve uma desilusão, teve os amigos para ajudar, as vezes atrapalhar... Aquela coisa que é a adolescência 'normal' do pessoal nerd da turma. Me identifiquei horrores, lembrei dos amores platônicos, das comédias que dava, da dificuldade, dos amigos zoando ou então no mesmo barco afundando! Lembrei da melhor amiga/ ou  melhor amigo - no meu caso tinha os dois, ai descobri a Bu na historinha. Já fui várias vezes a Bu, a amiga conselheira do grupo, a voz da razão de vez em quando, mas também já precisei de uma Bu nas horas difíceis. O legal da história é exatamente isso, é nos fazer remontar a um período da vida que nem sempre precisa ser lembrado de forma tão ruim quando sublimado assim com arte. O trabalho do Cafaggi nesse quadrinho é pura arte! É lindo vê que ele se inspirou em experiências pessoais e conseguiu montar uma história dessas e com personagens tão divertidos e possíveis que nos liga de uma forma incrível.

Do traço do Vitor nem falo nada porque me apaixonei desde o Peter Paker e no novo trabalho dele, junto com a irmã Lu Cafaggi, o Laços - que é uma homenagem à Turma da Mônica, tá ainda mais lindo a mistura dos irmãos ao HQ.

Vou deixar algumas partes do quadrinho aqui embaixo. E depois a capa de Laços que já está à venda.



Olha a Bu, a conselheira/consciência do Valente





Minha dica pra quem tá procurando um quadrinho novo pra começar a ler e com uma história bonita e cheia de possibilidades pra imaginação, pra abrir um sorriso ao final de cada página, ou ficar de coração apertado pra saber se vai ter um final feliz e com quem, eu super recomendo Valente, do Vitor Cafaggi. E assim que eu ler o último, que por sinal terá um bate papo com o próprio Vitor, pra divulgação desse trabalho, aqui em Fortaleza city, dia 15 de fevereiro lá na Livraria Cultura, pode deixar que já chego aqui falando mais e mais sobre o que achei. E até lá espero reencontrar o Laços pra vender por aqui pra também resenhar, só dei uma vista por cima e certamente quero esse quadrinho pra mim. Quem teve uma infância repleta de Turma da Mônica não pode perder!! O traço tá lindo e a história em si, tá prometendo viu!!


Comentários

Postagens mais visitadas