Labirinto

O labirinto é, na mitologia grega, uma das provas da quais é necessário passar o herói, para assim ser denominado tal.
A história mais conhecida é a de Teseu e o Minotauro, onde este foi o único capaz de entrar no labirinto, matar a fera e sair vivo do mesmo. Tudo graças a uma GRANDE ajuda de Ariadne, que tava moooorta de apaixonada, a bichinha, por ele. Bom, como toda boa história e início de mito, o amor entra no meio de tudo. É, pense num Deus curioso esse tal Cupido, tá em todas e das mais diversas formas possíveis.

Mas voltando ao labirinto...

Em 2009 eu fiz um curso de mitologia grega na Ufc e me apaixonei ainda mais, mergulhei fundo, estudei, lia e devorava a Ilíada como se fosse uma Bíblia. Eu adorava aquele universo, até hoje tenho uma conexão imensa com Poseidon, desde a mais tenra infância, diante do mar, sempre me senti feliz, em casa, numa paz de espírito que pouco tenho no dia a dia.
E se aquele universo já me causava tanto, algumas histórias foram ainda mais essenciais pro meu descobrimento e desenvolvimento, de pensar sobre a minha pessoa, de finalmente me perceber no mundo. É, os livros e as estórias/histórias sempre tiveram esse poder sobre mim.
Bem, a história do desafio que é o labirinto foi a que mais me tocou na época. Talvez estivesse vivendo algo difícil e na verdade, estava. Tinha acabado de entrar nas faculdades, a vida tava uma loucura, as ideias borbulhavam e eu tinha apenas 19 anos, só queria ganhar o mundo, mas ao contrário, foi me pedido responsabilidade.

O labirinto significa a trajetória do herói diante da dificuldade, da prova que tem de enfrentar. Muitos acham que é simplesmente entrar e sair vivo do labirinto, mas na realidade, é sobre o percurso, como fazê-lo/vivê-lo consciente daquilo, ou minimamente aware do que se passa, passou e vai passar o tal herói ao viver aquela tarefa. Na realidade, trazendo o mito pro cotidiano, o que desenvolvemos muitas vezes no curso, o labirinto é toda a vida a ser vivida, é a trajetória que temos a galgar. É principalmente como se deseja atravessar os desafios, superar as dificuldades e também aproveitar as brechas, as horas de sossego na viagem, o tão querido retorno. É a chegada e partida de si próprio. É a experiência maior de saber que as escolhas são sempre nossas e os resultados delas dependem unicamente dos caminhos que vamos traçar, para onde iremos e como desejamos entrar e sair dessas 'encruzilhadas'.

Desde aquele período a figura do labirinto sempre me tomou como um consolo diante das piores dificuldades que a vida foi apresentando. Esse ano eu entendi porquê naquela época ele tanto me tocou e porque retornou com tanta força e alegria. Esse ano escolhi meu labirinto pessoal para ser selado e vivido da melhor forma possível. Serão caminhos futuros difíceis, mas quero vivê-los da melhor forma que posso: sem medo e levando minha luz para que não me perca novamente.


Comentários

Postagens mais visitadas